Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Via dell’Amore: a trilha mais romântica do mundo reabre na Itália

Foto: Getty Images
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Depois de 11 anos fechada, a primeira parte da Via dell’Amore, ou “Caminho do Amor”, foi reaberta na Itália. O trecho de 170 metros, localizado na comuna de Riomaggiore, está aberto desde julho de 2023 e deve permanecer assim até 30 de setembro.

A expectativa é que o caminho inteiro, que possui cerca de 1 km de extensão, seja aberto no verão de 2024.

A Via dell’Amore é uma das trilhas mais bonitas da Cinque Terre, conjunto de vilas à beira-mar na Riviera Italiana que é patrimônio mundial da Unesco. A trilha liga a comuna de Riomaggiore ao distrito de Manarola e é conhecida por suas vistas deslumbrantes para o mar Mediterrâneo.

A primeira fase da reabertura da trilha ocorre de forma experimental, com agendamento de visitas guiadas de 20 minutos. A medida é necessária para evitar o número desenfreado de turistas, que costumava congestionar o caminho.

Para visitar a trilha, é necessário pagar uma entrada de € 5 (cerca de R$ 27), que inclui também a visita ao Castelo de Riomaggiore, uma construção histórica com resquícios que datam de 1260.

Cinque Terre A Cinque Terre é formada por cinco localidades: além de Riomaggiore e Manarola, fazem parte da região Monterosso, Vernazza e Corniglia.

A Unesco destaca que o local possui valor universal excepcional por conta da disposição das pequenas vilas, que “superam as desvantagens de um terreno íngreme e irregular” e que também resumem a história contínua da ocupação humana nesta região pelos últimos mil anos.

A paisagem típica do local é formada por casas coloridas em terrenos íngremes à beira-mar com portos cenográficos repletos de barcos de pesca e restaurantes que servem frutos do mar e massas com o molho pesto, símbolo da região da Ligúria.

Imagem: Getty Images
A placa do Caminho do Amor (Via dell’Amore) na vila de Riomaggiore, no Parque Nacional Cinque Terre, na região da Ligúria, Itália. Patrimônio Mundial da UNESCO.