Rio de Janeiro, Brasil – Em um comovente reconhecimento aos seus esforços humanitários, o atacante do Real Madrid Vinicius Jr. foi homenageado nesta segunda-feira (30) com o Prêmio Sócrates no evento “Bola de Ouro” da France Football, transmitido ao vivo pela ESPN via Star+ .
O prémio é concedido ao jogador que realiza “as melhores ações de caridade” no mundo do futebol. No caso de Vinicius Jr., foi um reconhecimento ao seu trabalho no “Instituto Vinicius Jr.”, que atende crianças carentes, principalmente no Rio de Janeiro.
Este prémio reconhece iniciativas que promovem a integração social, o desenvolvimento ambiental ou a ajuda a populações que enfrentam dificuldades extremas ou vítimas de conflitos.
O nome Sócrates foi escolhido pela France Football devido ao compromisso da lenda do futebol com a “Democracia Corinthiana”: durante a ditadura militar no Brasil na década de 1980, o Corinthians decidiu submeter todas as decisões do clube ao voto dos jogadores e funcionários.
O prêmio é entregue após avaliação de um júri que inclui Raí, ídolo do São Paulo e do PSG, e campeão mundial pela seleção brasileira em 1994, que é irmão mais novo de Sócrates. Também participam da votação diretores da organização Paz e Esporte, que reúne projetos de desenvolvimento e paz por meio do esporte.
Esta é a segunda vez que o Prémio Sócrates é entregue pela organização “Bola de Ouro”. No ano passado, o ganhador foi o jogador senegalês Sadio Mané, ex-Liverpool e atualmente no Al Nassr, por seu trabalho social em seu país natal.

Foto: Stephanie Lecocq/Reuters