A ampliação do metrô de Salvador pode se tornar uma realidade em breve com um novo trecho que ligaria o bairro do Campo Grande à Barra. A proposta, que visa melhorar a mobilidade urbana na capital baiana, será apresentada ao Governo da Bahia pela secretária estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira.
A iniciativa já estava em discussão no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), conforme mencionado anteriormente pela titular da Sedur. Durante o lançamento do Programa Pé-de-Meia, ocorrido nesta segunda-feira (11), Jusmari ressaltou que a proposta será submetida ao governador Jerônimo Rodrigues e pode ser divulgada publicamente em breve.
Segundo a secretária, o novo trecho do metrô seria financiado pelo PAC e se estenderia até o Campo Grande. “Nós já temos certeza de que o novo trecho do metrô vai ser ‘bancado’ – digamos assim – pelo PAC. Nós já temos reuniões esta semana com o governador para tratar exclusivamente sobre isso e será o trecho que vai até Campo Grande”, revelou Jusmari.
O projeto contempla a construção de um túnel, estimado em cerca de R$ 1,8 bilhão. “Nós já estamos com o projeto básico bem adiantado e, dentro de poucas horas, poucos dias, talvez ainda nesta semana, ele já seja anunciado oficialmente como obra contemplada pelo PAC e tocada pelo Governo da Bahia e incluindo a extensão da linha 1 do metrô”, acrescentou a secretária.

Foto: Feijão Almeida GOVBa