google.com, pub-6509141204411517, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Artista plástico baiano Ed Ribeiro leva Mostra Gratuita de Obras Culturais a Portugal

Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Exposição ‘’Conecte-se com o Sagrado’’ em Lisboa celebra a fusão entre as culturas do candomblé e católica através das obras do renomado ‘’Pintor dos Orixás’’

O artista plástico baiano Ed Ribeiro, conhecido internacionalmente como ‘’Pintor dos Orixás’’, está levando sua arte para além das fronteiras brasileiras com a exposição ‘’Conecte-se com o Sagrado’’. Sob a curadoria de Vera Furtado, a mostra gratuita será realizada na galeria Ninoiarte, em Lisboa, entre os dias 13 de julho e 30 de agosto.

Celebrando a Herança Cultural

A exposição é uma continuação do projeto ‘Ecos dos Orixás’, iniciado pelo artista em Paris, e apresenta obras que destacam a herança cultural das divindades de matriz africana, como Iemanjá, Oxóssi, Xangô e Ogum. Além disso, a mostra também inclui representações de santos católicos, como São Jorge e Nossa Senhora Aparecida. Ao todo, serão expostas 13 obras, 9 esculturas e 2 instalações que refletem a fusão harmoniosa entre as duas culturas.

Arte e Espiritualidade

Ed Ribeiro enfatiza a importância da conexão entre fé e arte em suas obras: ‘’Essa conexão da fé e da arte acontece desde o momento que produzo as obras, porque deixo a espiritualidade e toda sua sensibilidade me guiar em cada traço. Por isso, eu digo ser tão importante essa relação da fé e sua ancestralidade a partir de obras de artes’’.

Próximos Destinos

Após a temporada em Lisboa, a exposição ‘’Conecte-se com o Sagrado’’ seguirá para o Rio de Janeiro, mais especificamente em Niterói, onde estará em exibição de 3 de agosto até 28 de setembro. O público brasileiro terá a oportunidade de apreciar e se conectar com as obras que celebram a riqueza cultural e espiritual das tradições afro-brasileiras e católicas.

Foto: Divulgação