Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Ilê Aiyê coroa nova Deusa do Ébano em celebração à beleza negra

Foto: André Frutuôso
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Em uma noite repleta de cultura e emoção, o bloco afro Ilê Aiyê realizou a 44ª edição da Noite da Beleza Negra no último sábado (15), na Senzala do Barro Preto, em Salvador. O evento culminou com a coroação de Lorena Xavier Silveira Bispo, de 22 anos, como a nova Deusa do Ébano.

Natural do bairro de Itapuã, Lorena é dançarina e comunicadora. Esta foi a sua segunda participação no concurso; na edição anterior, ela ocupou o posto de princesa, e em 2023, foi rainha do bloco afro Malê Debalê. Ao receber a coroa de Larissa Valéria Sá Sacramento, vencedora de 2024, Lorena destacou a responsabilidade do título: “O Ilê é uma instituição de mecanismo social, político, cultural e artístico. Então, o meu compromisso enquanto Deusa do Ébano é dar continuidade e zelar por isso”.

A cerimônia contou com a presença de 15 finalistas, com idades entre 19 e 35 anos, que demonstraram carisma e talento na dança afro. Além de Lorena, foram destacadas as Tainã Santana Vieira, de 31 anos, e Stephanie Ingrid Silva Souza de Deus, de 23 anos, ambas de Salvador, que ocuparam o segundo e terceiro lugares, respectivamente, e atuarão como princesas ao lado da nova rainha.

O evento também comemorou os 50 anos do primeiro desfile do Ilê Aiyê, com o tema “Quênia: Berço da Humanidade”. A programação incluiu apresentações de artistas como Jeniffer Nascimento, Cris Vianna, Sulivã Bispo e Rachel Reis, além da Banda Didá e do grupo Afrobapho. Uma homenagem especial foi prestada a Dete Lima, uma das fundadoras do bloco e responsável pelas emblemáticas indumentárias do Ilê.

A Noite da Beleza Negra reafirma regularmente a importância da representatividade e da valorização da cultura afro-brasileira, fortalecendo a autoestima e o protagonismo das mulheres negras na sociedade.