Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Asteroide ilumina o céu da Sibéria em impressionante importância astronômica

Reprodução/Pixabay
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Explosão atmosférica de meteoro surpreende moradores de Iacútia e desperta debates sobre monitoramento de corpos celestes

Um asteroide em rota de detalhes com a Terra gerou um espetáculo no céu da Sibéria, na região russa de Iacútia, ao penetrar na atmosfera terrestre. O evento ocorreu na noite de 4 de dezembro e foi amplamente registrado por moradores locais e câmeras de segurança. O impacto gerou uma “bola de fogo” que iluminou o céu noturno e foi seguida por uma explosão estrondosa, que poderia ser ouvida a quilômetros de distância.

De acordo com especialistas, as características se trata de um meteoro que, ao entrar na atmosfera, sofre intensas sessões e atrito, liberando grande quantidade de energia antes de se desintegrar completamente ou atingir o solo. Embora não tenham sido relatados danos materiais ou feridos, o evento reacendeu discussões sobre a importância do monitoramento de objetos próximos à Terra (NEOs, na sigla em inglês).

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o momento exato da entrada do asteroide, destacando a intensidade da luz e a clareza com que foi observado. A Agência Espacial Russa e outros institutos de pesquisa investigam o tamanho e a composição do meteoro, mas as primeiras análises sugerem que ele era pequeno, em comparação com grandes asteroides monitorados regularmente.

O evento lembra outros episódios históricos, como a queda do meteoro de Chelyabinsk, também na Rússia, em 2013, que feriu mais de mil pessoas devido à onda de choque gerada pela explosão atmosférica. Apesar de menores em escala, características como esse continuam a evidenciar a vulnerabilidade da Terra aos corpos celestes.