Estreante Olímpico, Curitibano Subiu ao Pódio Após Disputa Intensa com Outros Dois Brasileiros
Na quarta-feira, 7 de agosto de 2024, o skatista brasileiro Augusto Akio fez história ao conquistar a medalha de bronze no skate park durante a Olimpíada de Paris 2024. Esta foi a primeira participação de Akio em Jogos Olímpicos, e sua performance foi marcada por um desempenho notável na final.
Com apenas 23 anos, o atleta de Curitiba conseguiu garantir seu lugar no pódio com uma impressionante nota de 91.85, obtida em sua terceira tentativa na final. A competição foi acirrada, com o australiano Keegan Palmer, bicampeão olímpico, conquistando o ouro com uma nota de 93.11. O segundo lugar ficou com o americano Tom Schaar, que obteve uma nota de 92.33.
O Brasil teve uma forte presença na final do skate park, com três competidores na disputa. Pedro Barros, que já havia conquistado a prata nos Jogos de Tóquio 2020, quase repetiu o feito, terminando em quarto lugar com uma nota de 91.65, pouco atrás de Akio. O terceiro brasileiro, Luigi Cini, finalizou a competição na sétima posição, com sua melhor nota sendo 76.89.
Com a medalha de bronze de Akio, o skate brasileiro agora conta com cinco medalhas em sua história olímpica. Desde sua estreia no programa olímpico em Tóquio 2020, o Brasil conquistou: Rayssa Leal, prata no skate street em 2020 e bronze em 2024; Kelvin Hoefler, prata no street em 2020; Pedro Barros, prata no park em 2020; e, agora, Augusto Akio com bronze no park em Paris 2024.
Em uma entrevista pós-competição, Akio revelou que, embora não tenha sido muito ligado aos esportes olímpicos durante sua infância, agora sente um crescente interesse por outros esportes. “Eu sabia quem era o Michael Phelps, a Daiane dos Santos, mas gostava mesmo era de skate. Hoje em dia tenho mais interesse em outros esportes,” disse o skatista.
Com essa conquista, Augusto Akio não apenas marca sua estreia olímpica, mas também solidifica seu lugar na história dos Jogos Olímpicos.
crédito: Franck FIFE / AFP