Em uma ação urgente, o Governo Federal acionou na tarde desta quinta-feira (12) a aeronave VC-2 da Presidência da República, com capacidade para 40 passageiros, para trazer de volta ao Brasil os brasileiros que solicitaram repatriação e estão na região palestina do Oriente Médio. A decolagem ocorreu em Brasília às 16h30, com a missão de transportar cerca de 20 brasileiros que desejam retornar.
A aeronave fará uma parada técnica em Cabo Verde antes de aterrissar em Roma, Itália, por volta das 6h de sexta-feira (horário local). A tripulação aguardará a autorização para se dirigir ao local onde os brasileiros estão, após a permissão para atravessar a fronteira entre Gaza e o Egito.
O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, entrou em contato com seu homólogo egípcio, Sameh Shoukry, para garantir uma passagem segura para os brasileiros entre Gaza e o Egito, visando um retorno seguro ao Brasil.
O Governo Federal está reunindo a documentação necessária, incluindo a dos veículos a serem utilizados na operação, para garantir a segurança do deslocamento até a fronteira e informar às autoridades egípcias, palestinas e israelenses o dia e horário da travessia.
Até o momento, 494 brasileiros já foram repatriados como parte da Operação Voltando em Paz, que envolveu voos para Brasília e Rio de Janeiro. Nesta quinta, um terceiro avião partiu de Tel Aviv, Israel, com destino ao Brasil.
Foto: Reprodução Internet