Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Baiana concorre a premiação nacional com estudo sobre poluição do ar em Salvador

Crédito: Acervo pessoal
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Nelzair Araújo Vianna coordenou uma pesquisa que revelou a presença de metais pesados no ar da capital baiana

Em 2005, pouco se sabia sobre os impactos da poluição do ar em Salvador. A falta de informações preocupava Nelzair Araújo Vianna, fiscal de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis). Sua inquietação levou à coordenação de um estudo que identificou a presença de metais pesados no ar da cidade, desencadeando uma série de iniciativas para mitigar o problema. Agora, Nelzair concorre ao Prêmio Espírito Público (PEP), que reconhece a atuação de servidores públicos no país.

“As questões sobre poluição do ar sempre me preocupavam. Precisávamos de dados científicos para impulsionar mudanças,” diz Nelzair, também pesquisadora de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz/BA (Fiocruz). A pesquisa, intitulada “Poluição do Ar em Salvador”, envolveu sete estações de monitoramento e o uso de plantas expostas ao ar por 45 dias para análise laboratorial.

O estudo revelou a presença de metais pesados no ar, como cádmio e chumbo, que podem causar problemas renais e déficits cognitivos, respectivamente. “Descobrimos que as pessoas estavam respirando partículas com metais, o que é prejudicial à saúde,” explica Nelzair.

A partir das descobertas, Nelzair mobilizou órgãos municipais para implementar medidas de redução da poluição. Uma das maiores vitórias foi a renovação de 26% da frota de ônibus por veículos menos poluentes, em 2024, potencialmente evitando 122 mortes anuais. Além disso, Salvador implementou mais de 300 quilômetros de faixas exclusivas para bicicletas, com a meta de alcançar 700 quilômetros até 2033.

O estudo também analisou a poluição gerada durante o Carnaval de Salvador. “Em 2005, começamos a medir a poluição dos trios elétricos para desenvolver políticas de controle,” relata Nelzair. Como resultado, os trios passaram a usar biodiesel e carrocerias de alumínio, reduzindo a carga dos motores.

No ano passado, Salvador aderiu à declaração Cidade Ar Limpo, comprometendo-se a reduzir a poluição do ar até 2025, em parceria com o Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima.

Premiação

Criado em 2018, o Prêmio Espírito Público reconhece iniciativas que melhoram o serviço público brasileiro. Os vencedores da 6ª edição serão anunciados em 24 de julho, em uma cerimônia no Rio de Janeiro.

O prêmio tem seis categorias: Desenvolvimento Social, Educação, Gestão de Pessoas, Gestão e Planejamento, Meio Ambiente e Emergência Climática, Saúde, e Promoção e Prevenção da Saúde Mental de Adolescentes. Nelzair Araújo concorre na categoria Saúde. A premiação é promovida pela Parceria Vamos, formada pela Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org.

“O prêmio valoriza servidores públicos que implementam projetos significativos, impactando positivamente a vida de milhares de brasileiros,” afirma Fred Melo, diretor-executivo da República.org.

 Crédito: Reprodução/Fiocruz