A cantora Beyoncé fez um pedido inesperado aos fãs que assistissem à sua turnê Renaissance: usar roupas prata em homenagem ao seu aniversário.
A solicitação, feita em seu site em 23 de agosto, fez com que os fãs corressem para os pequenos empresários para comprar roupas e acessórios prateados.
De acordo com a Etsy, uma plataforma que reúne pequenos varejistas online, houve um aumento de 25% nas pesquisas por chapéus disco e 25% por blusas, espartilhos ou tops prateados.
Os vendedores da Etsy relataram mensagens “desesperadas” e ofertas para pagar mais pelo frete rápido depois que Beyoncé fez o anúncio.
Erin Fritts, proprietária da loja Etsy EverwindCreationss em Charlotte, Carolina do Norte, disse que vende cerca de cinco a oito leques holográficos de prata por dia. Antes da turnê, eram cerca de três por hora.
Tracy Swank, dona do SwazzleStudio em Baltimore, disse que vendeu cerca de US$ 800 em óculos de sol prateados desde que Beyoncé fez o anúncio.
DaKeitha Bennett, que dirige DMoniqueDesigns no Etsy de Flint, Michigan, disse que está ficando sem brincos de prata “Cuff It” pelo menos uma vez por semana.
A solicitação de Beyoncé é uma inspiração para a cultura Ballroom, uma subcultura LGBTQ+ negra e latina que tem raízes nas drag queens que organizam competições de concursos em “bailes”.
Os fãs da cantora estão se vestindo bem, ampliando a cultura e apoiando os pequenos negócios.
“Beyoncé colaborou com tantas pessoas que faziam parte dessa cultura”, disse Sydney Baloue, historiadora, escritora e artista de salão de baile. “Ela adicionou seu próprio talento a isso. E permitiu que tantas pessoas novas que, de outra forma, não teriam conhecimento ou mesmo curiosidade sobre este mundo, tivessem acesso à cultura.”
A popularidade dos fãs também se deve a uma razão prática. Beyoncé e Swift estão lotando espectadores em estádios ao ar livre. O calor extremo da Flórida ao sudoeste e à Califórnia pode ser uma experiência desconfortável para os participantes – e uma oportunidade de marketing para pequenas empresas.
Os leques são especialmente populares nos meses de verão, disse Fritts.
Foto: Divulgação