Parceria com Senai Bahia visa capacitar profissionais para a nova fábrica em Camaçari
A BYD Auto do Brasil, fabricante chinesa de automóveis, firmou uma parceria com o Senai Bahia para capacitar 160 profissionais que poderão ser contratados para a nova fábrica da empresa em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. A parceria, anunciada nesta sexta-feira (12), prevê que 100 dos selecionados serão enviados para um treinamento de três meses na China.
Como se Candidatar
As inscrições estarão abertas entre segunda (15) e quarta-feira (17) e o curso de aperfeiçoamento em operação automotiva é gratuito. Para se candidatar, é necessário ser maior de 18 anos e ter concluído um curso técnico nas áreas de automação industrial, mecatrônica, eletroeletrônica, qualidade, logística, manutenção mecânica, manutenção automotiva, mecânica, eletromecânica, eletrotécnica ou soldagem.
O objetivo é que os profissionais capacitados transmitam conhecimentos sobre a fabricação de carros elétricos para os futuros trabalhadores da empresa em Camaçari. Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD, destacou a importância do termo de cooperação: “Cem selecionados serão enviados para a China e passarão 90 dias no país para conhecer as nossas indústrias e nossos centros de pesquisas”.
Etapas do Processo Seletivo
O processo seletivo será composto por duas etapas eliminatórias e classificatórias. A primeira etapa é a análise de documentos, que selecionará 500 candidatos. Na segunda etapa, os selecionados farão uma prova na unidade do Senai em Camaçari. As inscrições podem ser feitas através do site Senai Bahia, com previsão de início das aulas no dia 25 de julho.
Fortalecimento do Polo Industrial Baiano
Durante o evento de lançamento da parceria, realizado na sede da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) em Salvador, foi assinado um protocolo de intenções para a cooperação em projetos nas áreas educacional, tecnológica e científica. Este acordo prevê programas de educação profissional, pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), com o objetivo de profissionalizar a mão de obra local.
Carlos Henrique Passos, presidente da Fieb, ressaltou a importância da parceria: “Há uma demanda específica para cargos de liderança na nova indústria. O Sistema Indústria participará da implantação de uma fábrica tão importante na Bahia”. Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), também destacou a necessidade de requalificação constante dos profissionais para atender às novas demandas e dinâmicas da indústria.
Esta iniciativa promete fortalecer o polo industrial baiano, capacitando profissionais locais e promovendo o desenvolvimento econômico da região.