Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Campeão Olímpico Lucão Anuncia Aposentadoria da Seleção Brasileira de Vôlei Masculino

Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Lucão foi peça fundamental no título da Rio 2016

O central Lucão, campeão olímpico com a Seleção Brasileira de Vôlei Masculino na Rio 2016, anunciou sua aposentadoria da equipe nacional logo após a eliminação para os Estados Unidos nas quartas de final da Olimpíada de Paris 2024. Aos 38 anos, Lucão decidiu se despedir da seleção após a derrota por 3 sets a 1 (26/24, 28/30, 25/19 e 25/19).

Em entrevista, Lucão explicou que a decisão de se aposentar da seleção se deve ao desejo de passar mais tempo com a família. Ele destacou o longo período em que esteve comprometido com a equipe nacional, o que o afastou de momentos importantes em sua vida pessoal. “São 19 anos sem férias, oito anos sem participar de um aniversário do meu filho, sem estar presente em casa”, revelou.

Após retornar ao Brasil, Lucão se apresentará ao Sada Cruzeiro, em Belo Horizonte (MG), para a temporada de clubes. Ele demonstrou otimismo quanto à nova geração de jogadores que está emergindo na seleção brasileira. “Tem uma geração nova chegando com força e que vai ter que ralar bastante. Infelizmente, eles pegaram o voleibol com o maior nível de igualdade de todos os tempos. A gente vai torcer bastante, vai acompanhar bastante, o que puder ajudar, a gente vai ajudar”, afirmou.

Lucão também fez uma análise crítica da performance do Brasil na partida contra os Estados Unidos, apontando os principais erros que contribuíram para a eliminação. Ele destacou que a equipe abusou dos erros, especialmente na primeira parcial. “Primeiro set. Abrimos uma vantagem boa, conseguimos forçar o erro dos Estados Unidos, eles não estavam conseguindo sacar tão bem. Nas quartas de final, jogando contra um time desse, tem que matar a oportunidade dentro de quadra. A gente acabou alimentando isso. Conseguimos buscar o segundo set que estava praticamente perdido, mas nosso saque não entrou tão bem. A gente não conseguiu um bom volume a partir do terceiro set”, explicou.

A Seleção Brasileira, que se classificou para as quartas de final como terceira colocada na chave, com duas derrotas e uma vitória na fase de grupos, não conseguiu superar os Estados Unidos. Os erros no saque e a necessidade de correr atrás do placar durante quase toda a partida foram fatores decisivos para a eliminação.

Com a aposentadoria de Lucão, o voleibol brasileiro se despede de um dos seus grandes jogadores, que contribuiu significativamente para as conquistas da equipe ao longo de quase duas décadas. Sua experiência e liderança serão lembradas e servirão de inspiração para as futuras gerações do voleibol nacional.