Evento gratuito acontece no Pelourinho até o dia 11 de agosto, com uma programação diversificada e foco na literatura e na cultura baiana
A partir da próxima quarta-feira, 7 de agosto, o Centro Histórico de Salvador se transformará no palco de mais uma edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), o maior evento cultural literário da Bahia. Realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, a Flipelô é um evento gratuito que se estenderá até o dia 11 de agosto e tem como objetivo preservar e valorizar a memória do escritor Jorge Amado, além de promover a cultura e a arte da Bahia, especialmente entre os jovens.
Inspirada na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), a Flipelô ocorre desde 2017 e tem se consolidado como uma plataforma importante para a literatura, proporcionando não apenas um espaço de aprendizado e troca cultural, mas também um estímulo para o desenvolvimento econômico e cultural do Pelourinho. Angela Fraga, diretora-executiva da Fundação Casa de Jorge Amado, destacou o impacto positivo do evento: “Desde 2017, a Flipelô tem sido um sucesso. Ela é fundamental para trazer literatura, arte e cultura ao Pelourinho e para apoiar a economia local.”
Durante esses oito anos, a Flipelô também tem servido como um incentivo para editoras baianas e para o surgimento de novos escritores. A festa literária oferece uma rica programação que inclui gastronomia, arte, teatro, e mais, refletindo a diversidade cultural do evento. A expectativa é que cerca de 250 mil pessoas participem das atividades espalhadas por 153 espaços públicos e privados do centro histórico da cidade.
Este ano, a Flipelô prestará uma homenagem especial a Raul Seixas (1945-1989), ícone do rock brasileiro, conhecido por sua “poesia cantada”. A homenagem inclui uma exposição coletiva chamada “Metamorfose Ambulante – Uma Jornada no Universo de Raul Seixas”, que será realizada no Museu Eugênio Teixeira Leal, na Galeria Francisco de Sá, e estará aberta ao público de 7 de agosto a 8 de setembro. Além disso, as canções de Raul Seixas serão tema da Rota Gastronômica Amados Sabores, onde diversos estabelecimentos no centro histórico oferecerão pratos e sobremesas especiais inspirados no artista.
A abertura oficial da Flipelô contará com o show “Carlos Eládio Toca Raul”, apresentado por Carlos Eládio, ex-integrante do grupo Os Panteras, com participação especial de Vivi Seixas, filha de Raul.
A programação oficial da festa literária inclui a participação de 146 escritores nacionais e cinco internacionais, além de 352 artistas de diversas linguagens. As atividades programadas englobam mesas redondas, bate-papos, lançamentos de livros, saraus de poesias, recitais, rodas de conversa, debates, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exibição de documentários, e uma programação infantil com contação de histórias e atividades lúdicas.
Outra novidade deste ano é a criação de um espaço dedicado às revistas em quadrinhos na Vila Literária, no Largo Tereza Batista, e o espaço infantil Mabel Veloso, que vai abrigar o lançamento do livro “Chupim”, de Itamar Vieira Junior, e o relançamento do livro “Pituco”, de Paloma Jorge Amado.
Para mais informações sobre o evento e a programação completa, clique aqui e visite o site oficial da Flipelô.
Crédito: Fernando Vivas/GOVBA