Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

“Cometa do Diabo” estará visível no céu do Brasil: saiba como observar

Foto: Reprodução CNN/ Javier Zayas Photography via Getty Images
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O cometa 12P/Pons-Brooks, conhecido como “Cometa do Diabo”, fará uma aparição especial nos céus brasileiros neste mês de abril, com destaque para a próxima semana. No dia 21, ele atingirá o periélio, momento em que estará mais próximo do Sol, o que o tornará mais brilhante, alcançando seu pico de visibilidade em 23 de abril.

Este cometa ganhou seu apelido devido ao formato peculiar de sua cauda, que se assemelha a chifres. Sua luminosidade é resultado de explosões de gás e poeira liberados sob sua superfície devido à pressão da radiação solar.

Para observar o Cometa do Diabo, é recomendado encontrar um local escuro, com pouca interferência de luz artificial, e uma visão desobstruída na direção oeste, onde ele estará mais próximo do horizonte. Embora haja expectativa de que seja visível a olho nu, o uso de binóculos ou telescópios pode aprimorar a experiência.

Os observadores devem olhar na direção oeste, pouco após o pôr do sol, para tentar avistá-lo. Na região Norte, o cometa permanecerá visível até cerca das 19h50 no Acre, enquanto no litoral Nordeste, estará disponível entre 17h45 e 18h20.

Para facilitar a localização do cometa, aplicativos como o Sky Tonight – Mapa de Estrelas podem ser úteis, mostrando sua posição em tempo real no céu. Basta baixar o aplicativo, permitir o acesso à localização e buscar por “12P/Pons-Brooks” para encontrar sua direção no céu.

Não perca essa oportunidade única de observar o espetáculo cósmico que o Cometa do Diabo proporcionará nos céus brasileiros!

Imagem: Reprodução UOL/ Sven Kreiensen

Últimas Notícias
Últimas Notícias