A cidade do Rio de Janeiro recebeu, nesta terça-feira (20), uma delegação da Fifa encarregada de inspecionar o Brasil como parte do processo de candidatura do país para sediar a Copa do Mundo de futebol feminino de 2027. A visita inaugural incluiu uma série de avaliações nos principais locais propostos para o evento, como o icônico estádio do Maracanã, centros de treinamentos, hotéis e o centro de imprensa.
Durante o dia, os representantes da Fifa também fizeram uma visita ao Museu da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), onde foram recebidos pelo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues. “É um orgulho receber a delegação da Fifa em nosso país. Nestes dias, vamos mostrar em detalhes o projeto brasileiro para receber a Copa do Mundo de 2027. Tenho certeza de que faremos o melhor Mundial feminino da história”, destacou Rodrigues.
Após a avaliação no Rio de Janeiro, a comitiva, liderada pela diretora-chefe de futebol feminino da FIFA, a neozelandesa Sarai Bareman, seguirá sua inspeção por outras cidades brasileiras, incluindo Brasília, Salvador e Pernambuco, até a próxima sexta-feira (23).
Para Valesca Araújo, responsável pelo planejamento de infraestrutura e operações do evento, o Brasil já possui uma estrutura praticamente pronta para sediar a Copa do Mundo. “A gente não precisa investir, a gente não precisa construir, a gente já tem um país praticamente pronto para receber uma Copa do Mundo. Temos equipes de trabalho prontas para executar a Copa do Mundo. E a gente tem uma população apaixonada por futebol, um monte de meninas que amam o futebol feminino e que gostariam de ter esse espaço, essa oportunidade”, ressaltou Araújo.
O Brasil concorre com outras duas candidaturas conjuntas – Estados Unidos/México e Bélgica/Alemanha/Holanda – para ser a sede do Mundial de 2027. A decisão sobre a escolha da sede será anunciada em 17 de maio.
Foto: Reprodução CBF – Staff Images Woman / FwwcBR