Dubladores Dani Calabresa, Miá Mello e Otaviano Costa discutem a evolução de suas personagens
O esperado “Divertida Mente 2” estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (20). A sequência da aclamada animação de 2015 retorna com Riley, agora na adolescência, enfrentando novos desafios emocionais. Com o amadurecimento da protagonista, a sala de controle de suas emoções também evolui, refletindo as complexidades da nova fase da vida.
No primeiro filme, as emoções Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho gerenciavam os sentimentos de Riley. No entanto, com a chegada da adolescência, novos sentimentos como Ansiedade, Inveja, Tédio e Vergonha entram em cena, trazendo mudanças significativas na dinâmica emocional da jovem.
O Papel das Emoções na Adolescência de Riley
Dani Calabresa, que dá voz a Nojinho, destaca como as emoções acompanham o crescimento de Riley: “As emoções estão acompanhando o crescimento da Riley, então agora são novos desafios. Antes era na infância e agora, na adolescência, tem toda a questão de socializar, fazer amizade na escola. A Nojinho é mais afiada, ela tem a missão de proteger de coisas que não são socialmente legais ou coisas que para ela são repulsivas. Antes ela protegia [a Riley] de brócolis e agora é de pagar mico na escola.“
Miá Mello, que retorna como Alegria, explica a persistência de sua personagem em manter tudo sob controle: “A Alegria segue no objetivo de manter tudo no controle muito bem. Tem um momento que ela desaba ali no filme porque ela fica o tempo inteiro: ‘Gente, está tudo bem, vai dar certo’ e está tudo caindo. No primeiro, a gente tem aquele encontro dela com a Tristeza, que é tão interessante, e nesse, ela tem esse lugar de estar jogando sempre para cima. Acho que a função da Alegria é essa. Quando ela amadurecer um pouco mais, talvez se tiver um três, ela vai ter menos ânsia de controlar tudo.”
Otaviano Costa, que volta como Medo, reflete sobre a importância de sua emoção na vida de Riley: “O Medo é esse personagem que protege, que faz a Riley pensar 3 segundos se deve fazer isso ou aquilo, às vezes exagera, mas é tudo pelo bem dela.“
Novos e Velhos Rostos no Elenco de Vozes
Além dos retornos de Dani Calabresa, Miá Mello e Otaviano Costa, Katiusca Canoro (Tristeza) e Leo Jaime (Raiva) também voltam a dublar suas personagens do primeiro filme. As novas emoções são dubladas por Fernanda Mendonça (Vergonha), Gabi Milani (Inveja), Eli Ferreira (Tédio) e Tata Werneck (Ansiedade).
Recepção e Expectativas
O filme estreou na semana passada nos Estados Unidos, alcançando o melhor lançamento desde “Barbie” em julho de 2023. A animação da Pixar também recebeu uma aprovação de 92% no Rotten Tomatoes, indicando uma recepção calorosa tanto do público quanto da crítica.
“Divertida Mente 2” promete explorar de forma sensível e divertida as complexas emoções da adolescência, trazendo uma nova perspectiva para os fãs da franquia e conquistando uma nova geração de espectadores.
Imagem: Divulgação/Disney