Filipe Toledo, de Ubatuba, São Paulo, conquistou o bicampeonato mundial de surfe na sexta-feira (9), em San Clemente, nos Estados Unidos. O brasileiro venceu a final contra o australiano Ethan Ewing por 14,27 a 12,37 pontos.
O título de Toledo foi uma vitória memorável, pois ele venceu a final com uma lesão no joelho que o deixou preocupado com sua capacidade de competir.
Toledo chegou à final com ampla vantagem na classificação, com 48.500 pontos. Ewing, que precisava vencer a final para ter chances de título, tinha 38.000 pontos.
Na primeira bateria, Toledo fez duas ondas excelentes, com notas 9 e 8,97, para vencer com folga. Na segunda bateria, a disputa foi mais apertada, mas Toledo fez uma onda de 5,17 pontos para abrir vantagem e confirmar o título.
“Foi difícil chegar até aqui hoje e estar confiante. Tive muitos pensamentos ruins em questão de segurança, se eu ia conseguir ganhar novamente. E, Deus me honrou. Então, estou aqui muito feliz. Papai do céu é maravilhoso. Acredita!”, comemorou Toledo após a vitória.
Com o bicampeonato, Toledo se consolida como um dos maiores surfistas da história do Brasil. Ele é o quarto brasileiro a conquistar o título mundial, ao lado de Adriano de Souza, Gabriel Medina e Italo Ferreira.
O título de Toledo foi conquistado ontem durante o World Surf League (WSL).
Foto: ( Thiago Diz| World Surf League) / Gazeta Esportiva