Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Filme brasileiro com Sônia Guajajara é premiado no Festival de Cannes

Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Emoção pura! O Festival de Cannes divulgou os vencedores do Un Certain Regard, a segunda principal mostra competitiva do evento, e teve um longa brasileiro premiado!

“A flor do buriti”, dirigido por João Salaviza e Renée Nader Messora, recebeu o prêmio de melhor elenco. Esse documentário poderoso retrata a luta pela terra e as incríveis formas de resistência da comunidade da aldeia Pedra Branca, do povo Krahô, no norte do Tocantins. Sonia Guajajara, hoje ministra dos Povos Indígenas, é uma das lideranças retratadas em cena.

Estamos radiantes com esse reconhecimento, que nos faz refletir sobre o aprendizado diário com os Krahô, sobre viver em coletivo. Com esse prêmio, queremos celebrar todas as pessoas envolvidas no filme e todas as pessoas das quatro aldeias onde filmamos. Esse filme não existiria sem cada um de vocês!

João Salaviza e Renée Nader Messora já haviam sido premiados na Un Certain Regard em 2018, levando o prêmio especial do júri por “Chuva é cantoria na aldeia dos mortos”.

A mostra Un Certain Regard também contempla outros filmes incríveis. “How to have sex”, dirigido por Molly Manning Walker, conquistou uma grande vitória, retratando a vida noturna e as férias de um grupo de três adolescentes na Espanha.

Outros destaques incluem “The hounds”, do diretor Kamal Lazraq, vencedor do prêmio do júri, que conta a história de um pai e um filho envolvido em uma trama de sequestro que dá errado. Além disso, Asmae El Moudir, do Marrocos, foi escolhida como melhor diretora por seu documentário “A mãe de todas as mentiras”, que aborda os protestos trabalhistas em Casablanca em 1981.

Também tiveram premiações especiais: MC Baloji, o rapper belga, recebeu o Prêmio Nova Voz por “Omen”, e o drama sudanês “Goodbye Julia!”, de Mohamed Kordofani, conquistou o Prêmio da Liberdade.

Um júri foi atendido pelo talentoso ator americano John C. Reilly. Parabéns a todos os vencedores e participantes do Un Certain Regard em Cannes!

Foto: Reprodução

Últimas Notícias
Últimas Notícias