Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Frio extremo congela mar na Terra do Fogo, Argentina

Foto: Reprodução / Redes sociais / CP
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Termômetros chegaram a marcar -17,5 °C, desencadeando operações de resgate

O início do inverno no sul da América do Sul trouxe temperaturas extremas que resultaram no congelamento do mar na província da Terra do Fogo, Argentina. Imagens impressionantes que circulam nas redes sociais mostram o mar completamente congelado na costa de San Sebastián, ao norte de Río Grande, com termômetros registrando -15 °C na região nos últimos dias.

O fenômeno, embora raro, já ocorreu antes, como em junho de 2020, quando a Patagônia enfrentou um mês de frio intenso. Este ano, as baixíssimas temperaturas combinadas com ventos fracos contribuíram para o congelamento parcial do mar.

O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina emitiu alertas de níveis amarelo e vermelho devido ao frio extremo em seis províncias. Na última sexta-feira, a capital da província de Santa Cruz, Río Gallegos, registrou uma temperatura recorde de -17,5 °C.

Além do congelamento do mar, o frio extremo trouxe nevascas intensas que necessitaram de operações de resgate para pessoas e animais nas áreas rurais, com o apoio do Exército Argentino. Outras regiões da Patagônia, como El Calafate, também foram severamente afetadas, registrando temperaturas de até -10 °C.

Essa onda de frio extremo destaca a severidade das condições climáticas enfrentadas na região e os desafios impostos aos seus habitantes e à fauna local.