Fenômenos astronômicos prometem espetáculo luminoso na última quinzena do mês
Dezembro reserva um presente especial para os amantes do céu estrelado: a Gemínidas, uma das mais esperadas chuvas de estrelas cadentes, promete encantar os observadores na próxima semana. Com seu pico nos dias 13 e 14, esse fenômeno anual oferece a oportunidade de vislumbrar cerca de 150 meteoros por hora, um verdadeiro show celestial que costuma ser um dos mais intensos do ano.
Esses meteoros, que podem apresentar brilho intenso e até mesmo cores vibrantes, têm origem nos detritos do asteroide 3200 Phaethon. Enquanto orbita o Sol, o asteroide deixa pequenos fragmentos de rocha e poeira em seu rastro, os quais, ao adentrarem a atmosfera terrestre em dezembro, proporcionam o espetáculo das Gemínidas.
Mas as surpresas não param por aí: na antevéspera do Natal, a Ursidas, última chuva de meteoros do ano, terá seu ápice na noite do dia 23. Entretanto, devido à luminosidade da Lua, apreciar este fenômeno pode ser um desafio, já que a luz natural pode ofuscar a visão do espetáculo no céu.
Embora a Gemínidas seja mais notável no Hemisfério Norte, é possível contemplar esse fascinante espetáculo também no Sul, incluindo o Brasil. A melhor experiência para observar as estrelas cadentes é em locais escuros, longe das luzes urbanas, permitindo que os olhos se ajustem à escuridão e aproveitem as luzes cintilantes do firmamento.
Preparado para convidar alguém para essa experiência celeste?
Foto: Yuting Gao/Pexels