A Itália está lançando um novo programa de trens turísticos que visa desenvolver um turismo de qualidade e sustentável, destacando lugares menos conhecidos, produtos típicos e tradições italianas.
O programa, chamado FS Treni Turistici Italiani, oferecerá uma variedade de serviços, incluindo trens de luxo, trens expresso e trens históricos.
Os trens de luxo serão liderados pelo Orient Express Dolce Vita, um trem de longa distância que oferecerá uma experiência de viagem luxuosa e envolvente. Os trens expresso funcionarão em novas rotas médias e longas das principais cidades para áreas turísticas, como Milão para as costas da Ligúria e da Toscana. Os trens históricos operarão em rotas mais lentas, mas ainda oferecerão uma experiência de viagem única e autêntica.
O programa também incluirá trens de cruzeiro, que transportarão turistas de um lado para o outro em pequenas pausas. Por exemplo, um trem sairá de Roma em uma noite de sexta-feira e permitirá que os hóspedes jantem e durmam enquanto o trem segue para o norte em direção às Dolomitas, chegando à estação de Calalzo-Pieve (para o famoso destino de esqui Cortina d’Ampezzo) pela manhã. De lá, os ônibus de transfer podem levar os passageiros até Cortina, a 45 minutos de distância, e o trem os espera para retornar a Roma no domingo à noite. Outra rota discutida será uma viagem de cinco ou seis dias do centro ao sul da Itália, passando por cinco regiões, da Úmbria à Puglia.
O programa FS Treni Turistici Italiani é uma iniciativa inovadora que visa promover o turismo sustentável na Itália. Os trens turísticos oferecem uma maneira de viajar que é ecológica, relaxante e envolvente. Eles também oferecem a oportunidade de descobrir lugares menos conhecidos, produtos típicos e tradições italianas.
O programa está programado para ser lançado em 2024 e espera-se que tenha um impacto positivo na economia italiana.