Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Maior evento de chocolate e cacau da América Latina gera R$ 25 milhões em negócios no Sul da Bahia

Foto: Feijão Almeida/GOVBA
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Entre os dias 18 e 21 de julho, a 15ª edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau de Ilhéus – Chocolat Bahia 2024 – atraiu cerca de 65 mil pessoas e movimentou R$ 25 milhões. O evento incluiu degustações, capacitações, seminários e oficinas, além de apresentações culturais. Marco Lessa, idealizador do festival, destacou o crescimento do evento, que começou com duas marcas de chocolate caseiro e agora conta com mais de 200. A construção de um pavilhão de feiras e um museu do cacau está em articulação com o Governo do Estado.

Gerson Marques, presidente da Associação dos Produtores de Chocolate do Sul da Bahia (Chocosul), enfatizou a importância do evento para a consolidação do polo chocolateiro, apesar do aumento dos preços do cacau. Segundo ele, o festival eleva a autoestima da região e promove seus produtos. Osaná Crisóstomo, da Bahia Cacau, ressaltou que o evento abre portas para a divulgação nacional e internacional dos chocolates produzidos por agricultores familiares.

O festival não só impulsiona a economia local, mas também celebra a cultura e o turismo da região, fortalecendo a imagem do sul da Bahia como um polo de excelência na produção de cacau e chocolate.

Foto: Reprodução