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Natura lidera ranking de ESG no Brasil pelo 10º ano consecutivo

Foto: Divulgação
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Pelo décimo ano consecutivo, a Natura se mantém na liderança do Ranking Merco de Responsabilidade ESG 2023, que destaca as 100 principais empresas em responsabilidade socioambiental. Este levantamento é conduzido pelo Monitor Empresarial de Reputação Corporativa, que opera em 16 países da América Latina e Europa.

Ana Costa, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Natura, destacou a importância dos princípios ESG para a empresa: “Os princípios ESG são a base para todas as nossas decisões de negócios desde a nossa fundação, e buscamos seguir inovando para gerar, cada vez mais, conservação e regeneração ambiental, diversidade e educação, em benefício da sociedade e das novas gerações que merecem um mundo mais sustentável”.

O ranking é estruturado em quatro pilares: Meio Ambiente, Âmbito Interno, Clientes e Sociedade, e Ética e Governança Corporativa. A análise utiliza 25 diferentes fontes de informação, consolidadas em mais de 11 mil entrevistas, além da medição de Merco Sociedade, que avalia a reputação sob a perspectiva cidadã, e Merco Digital, que considera a “conversação” nos meios digitais.

Victor Olzsenski, Diretor da Merco Brasil, explica a relevância do ranking: “Presenciamos uma época em que os aspectos do ESG estão cada vez mais atrelados a toda a sociedade, meio ambiente e mercado, sendo fatores definidores de diversas questões dentro das empresas. Nesse cenário, o ranking é fundamental, pois apresenta o comprometimento das marcas com o meio ambiente, a sociedade e à ética, e a Merco preza por reconhecer as melhores empresas para o público e gerar informações para que as empresas tomem decisões estratégicas nessa direção”.

Há quase 25 anos na Amazônia, a Natura valoriza a economia da floresta em pé, unindo ciência, natureza e conhecimento tradicional. Atualmente, a empresa mantém relacionamento com 94 cadeias da sociobiodiversidade, gerando renda para mais de 10 mil famílias e contribuindo para a conservação de 2,2 milhões de hectares de floresta na Amazônia.

Recentemente, a Natura foi a primeira empresa do Sul global a conquistar o selo de Platina de Integridade de Carbono, o nível mais alto de declaração emitido pela Iniciativa de Integridade dos Mercados de Carbono Voluntários. Isso reflete o compromisso da empresa em comprar e aposentar créditos de carbono de alta qualidade, iguais ou superiores a 100% de suas emissões remanescentes.

Além disso, a companhia atualizou suas metas da Visão 2030 de América Latina, intitulada Compromisso com a Vida. As novas metas incluem priorizar a aquisição de créditos em projetos na Amazônia, aumentar em quatro vezes as compras de insumos da sociobioeconomia amazônica até 2025, estabelecer 25% de pessoas negras em cargos gerenciais no Brasil até 2025 e 30% até 2030, e aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano das Consultoras.