A sondagem para o Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica avança para águas profundas, marcando um marco crucial no projeto nesta quarta-feira (3). As perfurações, que alcançam de 10 a 60 metros de profundidade na Baía de Todos-os-Santos, tiveram início na Praia da Boa Viagem, Cidade Baixa, Salvador.
Utilizando uma balsa de 75 metros de comprimento e um sistema avançado de perfuração vindo da China, a equipe agora enfrenta desafios técnicos significativos. O equipamento possui um Sistema de Compensação de Ondas, fundamental para estabilizar a perfuratriz em meio às condições marítimas variáveis, como ondulações e tempo chuvoso.
Além da tecnologia de ponta, 15 contêineres instalados na balsa funcionam como base operacional avançada, abrigando equipes técnicas e administrativas. O CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, Claudio Villas Boas, destacou a importância do intercâmbio tecnológico com a China, sublinhando os benefícios para o projeto.
Para garantir a segurança da navegação, o Sistema de Identificação Automática é empregado, permitindo a localização precisa das embarcações envolvidas na operação. A Marinha do Brasil coordena a comunicação entre as embarcações e emite avisos aos navegantes para evitar conflitos durante as atividades de sondagem.
A fase atual de sondagem compreende a coleta de amostras em 102 pontos para análise detalhada das características do solo, essencial para o planejamento preciso da construção dos pilares da ponte. Paralelamente, as operações em águas rasas e terrestres continuam, expandindo a área de investigação desde janeiro deste ano.
A Ponte Salvador-Itaparica, com 12,4 km de extensão, será a maior da América Latina e integrará novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. O investimento de aproximadamente R$ 9 bilhões, fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP), visa transformar a infraestrutura regional e melhorar o fluxo de veículos em toda a região metropolitana.
FOTO: KIKO SILVA