Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Risco de colapso iminente em mina de Maceió pode provocar “a maior tragédia urbana do mundo”

Foto: Robson Barbosa / AFP / CP
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Mina 18, da Braskem, está em estado crítico e pode desabar a qualquer momento

A cidade de Maceió, em Alagoas, está em alerta para o risco iminente de colapso na mina 18, que é operada pela Braskem. Segundo a Defesa Civil, a área pode colapsar a qualquer momento.

A mina 18 fica localizada no bairro Mutange, às margens da lagoa Mundaú e a aproximadamente 5 quilômetros do centro da cidade. Imagens do Google Street View mostram a mudança na região em uma década. Em 2011, a rua Coronel Lima Rocha era uma via normal, como qualquer outra, com comércios abertos e casas. Em 2022, todos os imóveis estavam cercados por tapumes. Uma placa da Defesa Civil indicava um local como “ponto de recolhimento rápido” para o caso de evacuações. As interdições deixaram o local com aspecto de “cidade fantasma”. As interdições também afetaram bairros vizinhos, como Pinheiro e Bebedouro.

O que está causando o afundamento do solo?

A instabilidade do solo foi provocada pela atividade de mineração da Braskem em 35 minas na região. Até 2019, a empresa fazia uso de sal-gema, que é utilizado pela indústria química para fabricação de soda cáustica e PVC. A extração do sal-gema provocou o aumento do nível do lençol freático na região, o que, por sua vez, causou o afundamento do solo.

Quais são os riscos?

O colapso da mina pode ocasionar a formação de grandes crateras na região, além de provocar um efeito de cascata em outras minas. Os tremores de terra que foram detectados nos últimos dias são esperados na situação atual.

O que está sendo feito?

A Defesa Civil de Maceió disse na noite desta quinta-feira, 30, que o desabamento pode ocorrer a qualquer momento. A empresa Braskem está monitorando a situação da mina 18 e já desocupou a área de risco.

O governo federal também está acompanhando a situação e está de prontidão para adotar medidas emergenciais.

A Justiça Federal de Alagoas aceitou pedido de tutela de urgência contra a Braskem por danos causados em Maceió devido ao afundamento de uma mina de exploração de sal-gema. A empresa foi intimada e deve avaliar e tomar as medidas pertinentes nos prazos legais.

A situação é grave e pode causar grandes danos à cidade de Maceió. A população deve ficar atenta às orientações da Defesa Civil.

Área interditada pela Defesa Civil em Maceió por causa do risco de colapso em uma mina da BraskemCrédito: Guido Jr./Fotoarena/Estadão Conteúdo – 29.nov.2023

Área de risco no antigo campo do CSA, em Maceió, onde uma mina da Braskem está em risco de colapsoCrédito: Guido Jr./Fotoarena/Estadão Conteúdo – 29.nov.2023

Localização do bairro Mutange, em Maceió, onde está localizada a mina 18 / Reprodução/Google Maps

Imagem aérea da região da mina 18 da Braskem, em Maceió, que apresenta risco iminente de colapsoCrédito: Reprodução/CNN

Aviso emitido pela Defesa Civil de Maceió via SMS por causa do risco de colapso em uma mina da BraskemCrédito: Guido Jr./Fotoarena/Estadão Conteúdo – 29.nov.2023

Últimas Notícias
Últimas Notícias