Setur-BA implementa ações especiais para acolher turistas durante os festejos juninos; expectativa é de lotação máxima nos principais destinos.
A Bahia, que tem liderado o turismo nacional nos primeiros meses de 2024, espera atrair um grande número de visitantes durante o São João. De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), a estimativa é que 1,7 milhão de pessoas circulem pelo estado durante os dias de festa, injetando R$ 2 bilhões na economia local.
Com expectativa de lotação máxima nos hotéis, pousadas e casas de temporada nos principais municípios juninos, a Setur-BA iniciou novas ações de acolhimento tanto na capital quanto no interior. Em Salvador, o receptivo de boas-vindas inclui trios de forró e dançarinos nos postos do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) da rodoviária e do aeroporto, oferecendo informações sobre a programação das festas e atrativos turísticos. No Pelourinho, além do acolhimento, há apresentações típicas, e no Shopping Paralela, um posto avançado orienta os visitantes sobre os festejos e passeios.
De sexta-feira (21) a segunda-feira (24), equipes da Setur-BA aplicarão uma pesquisa de satisfação do turista em locais como o Parque de Exposições, Pelourinho e Paripe, além de Lençóis, Senhor do Bonfim, Amargosa e Ibicuí. A pesquisa visa identificar o perfil dos visitantes, mensurar a movimentação turística e avaliar os serviços oferecidos. No mesmo período, a secretaria supervisionará manifestações juninas em 37 municípios, com 79 atrações apoiadas pelo Governo do Estado.
Wilson Spagnol, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (Abih-BA), destacou a expectativa de 100% de ocupação nos hotéis, assim como no ano anterior, com uma possível alta no fluxo de visitantes devido à ampla divulgação do São João em polos emissores de turistas. Jean Paul Gonze, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), afirmou que mais de 300 cidades terão atrações patrocinadas pelo Estado, beneficiando significativamente o setor de turismo.
O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, celebrou os preparativos para o São João. “O Governo do Estado preparou a Bahia para fazer o maior e melhor São João de todos os tempos. As primeiras informações já revelam que estamos superando os números do ano passado, sinal de que nosso trabalho de divulgação da festa, em feiras nacionais e internacionais, deu certo. Todas as 13 zonas turísticas estão prontas para receber os visitantes, com comemorações que acontecem em todo o território baiano, algo único no mundo”, afirmou Bacelar, que participará das festividades em sua cidade natal, Esplanada, na Costa dos Coqueiros.