O governo da Toscana lançou o programa Residência nas Montanhas 2024, oferecendo subsídios entre 10 mil euros (R$ 59 mil) e 30 mil euros (R$ 176 mil) para incentivar moradores a se estabelecerem em áreas rurais da região. O objetivo é revitalizar comunidades envelhecidas e estimular o crescimento populacional em locais como San Casciano dei Bagni e Caprese Michelangelo.
Detalhes do Programa
A Toscana está destinando 2.800.000 euros para subsidiar a compra e renovação de residências em 76 cidades participantes do programa. Os interessados devem se comprometer a viver e trabalhar nas áreas rurais especificadas, com inscrições abertas até 27 de julho.
Quem pode se candidatar
O programa é aberto a italianos, cidadãos da União Europeia (UE) e não-UE com autorização de residência de longo prazo. A idade mínima é 18 anos, e os candidatos devem adquirir um imóvel para uso residencial.
Incentivos e Objetivos
Segundo autoridades locais, os subsídios oferecidos representam metade dos custos de vida em áreas rurais da Toscana. O programa visa combater o envelhecimento populacional e revitalizar economicamente as comunidades montanhosas.
Foto: Reprodução